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Promover eventos em Redes Sociais não é nenhum bicho de sete cabeças, porém é necessário ter cuidado. Aqui mesmo no Produzindo Eventos você já conferiu posts que abordam o assunto com passo a passo de como se dar bem promovendo o seu evento na web. Nesta semana, separamos as dúvidas mais frequentes dos produtores de eventos sobre Social Media. Se tiver vontade de aproveitar todas as oportunidades trazidas pela ferramenta, vale a pena sempre se informar, principalmente se você não trabalha com Marketing.
Tire suas dúvidas!
1. Sou obrigado a divulgar o meu evento no Facebook?
Entrar para o Facebook não é uma regra. Tudo vai depender da sua estratégia e para planejá-la você precisa identificar o perfil do seu público. Na construção do seu planejamento você vai levantar as ferramentas sociais disponíveis e analisar qual é a que se encaixa melhor ao seu evento e público. Facebook é a rede social mais popular do país e surte efeitos rápidos. Porém, somente o seu planejamento de divulgação vai te dizer se a rede de Mark Zuckerberg é realmente a melhor opção.
Trabalhe primeiro na sua estratégia!
2. Mas eu não tenho tempo para redes sociais…
É de seu interesse conquistar clientes, chamar a atenção das pessoas, colher feedback e economizar em divulgação? Se a sua resposta for sim, então esqueça essa de que não tem tempo para redes sociais.
Planejamento é tudo e se você começou o seu muito tarde e não vai ter como se dedicar, você ainda pode contratar uma empresa ou um freelancer para ajudar na divulgação.
Só tome cuidado. Não vale a pena entrar nas redes sociais sem ter um engajamento e uma estratégia. Se você não tem tempo e nem recurso, não arrisque! Para estar na rede social, você precisa se socializar e isto demanda tempo.
3. Como criar um blog?
Você possui duas alternativas na hora de criar um blog para o seu evento: fazer um blog (ou hotsite) mais direto sobre o evento, com informações e venda de ingressos. Ou mais indiretamente, você pode criar um blog que aborde o tema central do seu evento. Por exemplo, você está promovendo um Seminário sobre tecnologia e pode criar um canal com publicações relevantes sobre o assunto. Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de fazer um trabalho de SEO, escolhendo palavras chaves relevantes e captando parcerias para divulgação em outros sites.
4. Devo divulgar meu evento em redes sociais diferentes?
Isso vai depender do tempo disponível que você possui para publicações e também da sua estratégia. Porém, estar em mais de uma rede social significa atingir um público maior e isto pode ser bastante atrativo. Atualmente existem inúmeros aplicativos (e recursos nas próprias redes sociais) que permitem a integração entre os canais. Ou seja, você posta uma mensagem no Instagram e ela é replicada no Facebook, Twitter, Flickr, etc. O mesmo acontece com blogs, sites, e por aí vai! É só pesquisar aquele que atende melhor a sua demanda.
5. Como fazer um Mural de Tweets durante o meu evento?
Mostrar tweets (DM’s, mentions ou hashtags) em um telão durante a sua festa ou palestra é uma ótima ação, mas para realizá-la, você vai precisar contar com um moderador. Imagina um Tweet reclamando do palestrante sendo exibido em tela cheia para todos os convidados? Nada legal, né?
Outras dicas são: providenciar telas grandes para exibição que não fiquem localizadas próximas aos palestrantes, fomentar a participação dos convidados com o uso das hashtags específicas (é preciso divulgá-las durante todo o evento) e usar ferramentas para moderação de hash tags conheça o Tweet Thing.
6. Que tipo de conteúdo devo postar nas redes sociais?
Antes de buscar por canais alternativos, você deve produzir seu próprio conteúdo de divulgação. Por exemplo: Se você promove eventos com frequência, procure por fotos, apresentações e vídeos de suas edições passadas. Com eles, você poderá atualizar seu blog (galeria de fotos), Youtube, Slideshares, entre outras redes sociais.
Se você não possui conteúdo de edições passadas, a dica é fazer publicações envolventes relacionadas ao interesse do seu público. Transforme o objetivo, a proposta e todo conteúdo produzido durante seu planejamento em publicações atraentes para as redes sociais (você precisará da ajuda de um design ou produtor de vídeo). Você também pode optar por buscar informações externas e para isso tente avaliar no seu site ou nos dos “concorrentes” (sites e/ou blog que abordam o mesmo assunto), as dúvidas e interesses mais frequentes.
7. Como evitar que meus próprios funcionários falem mal do evento nas redes sociais?
Este problema você resolve redigindo uma Política de Comportamento nas Redes Sociais e antes de contratar, fazer com que cada funcionário leia as normas e assine o termo, mostrando que está ciente daquela política. Toda a sua equipe precisa estar informada sobre a política em torno do seu evento e caso alguém descumpra, a solução será indicada em contrato: multa ou demissão.
8. Devo ter uma pessoa para ficar nas redes sociais durante a realização do meu evento?
Com certeza! Você deve contar com a ajuda de alguém que entenda de redes sociais, esteja por dentro de todas as informações do seu evento e goste de se relacionar com o público. Às vezes esta pessoa pode estar dentro da sua própria equipe, mas lembre-se que, como seu representante online, ela deve ter autoridade para falar sobre qualquer assunto.
Um coordenador de redes sociais vai gerenciar todas as conversas e dúvidas que aparecerem nas redes sociais durante o evento, além de postar informações atualizadas sobre o que acontece. É essencial que ele tenha experiência com diferentes ferramentas de mídia social e também saiba lidar com feedback online.
9. Devo fazer um Live Stream do meu evento?
Somente se você tiver uma tecnologia adequada e uma boa conexão para transmissão de evento ao vivo. Caso contrário, esqueça! Fazer um Live Stream sem investir em infraestrutura pode ser um tiro no pé.
Se você está promovendo um evento educativo ou se ainda conta com um público com mais recursos, pode promover um Live Stream com venda de participação remota, apesar de não ser algo muito usual na web.
10. Minhas ações nas redes sociais não estão dando certo. O que devo fazer?
Se isto está acontecendo, provavelmente os seus posts não estão sendo relevantes. Porém, é importante ressaltar que vale mais ter menos seguidores ativos, a ter muitos seguidores inativos. Números não dizem nada! (Na internet existem opções de compra de seguidores para redes sociais, mas não vale a pena ter somente números, sem interação).
Pare de divulgar mensagens em estilo spam, marcar pessoas aleatoriamente em imagens. Invista seu tempo em criar conteúdo interessante, e as pessoas aparecem com o tempo.
Tome cuidado também para não falar somente de você. Se relacione com pessoas influentes na rede, compartilhando conteúdo e participando de fóruns sobre o tema do seu evento. Lembre-se: Para estar na rede social, você precisa – primeiro – ser social! Boa sorte.
Quer saber mais?
Fique ligado na categoria mídias sociais aqui do blog e se a sua dúvida não foi respondida neste post, não deixe de nos enviar um e-mail com a sua pergunta contato@produzindoeventos.com.br