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A divulgação deve ser um dos principais fatores na hora de elaborar estratégias de promoção de determinado evento, pois é a partir da divulgação que o público-alvo terá acesso a informações referentes ao evento. Dependendo da forma como ele for divulgado, é possível garantir um grande interesse não só do público-alvo, mas também de pessoas que demonstrem vontade de participar por causa de anúncios e campanhas. Sendo assim, recorrer a 10 elementos para fazer seu evento viralizar pode garantir uma audiência bem maior do que o esperado, aumentando as chances de o evento ser considerado um sucesso.
Antes de comentar cada um dos 10 elementos para fazer seu evento viralizar, é necessário esclarecer o que significa esse termo tão usado no meio virtual. Trocando em miúdos, uma campanha viral tem como principal objetivo atingir o maior número possível de usuários por meio da disseminação de conteúdos pela internet, seja por meio de um blog, um site oficial ou até via perfis em mídias sociais. Assim, uma grande quantidade de internautas terá acesso a um vídeo, um anúncio ou qualquer outro material de grande apelo, podendo chamar a atenção de eventuais frequentadores de um evento.
Você pode recorrer a plataformas virtuais para divulgar seu evento com o objetivo de criar expectativa em relação ao evento, gerando uma espécie de necessidade de comparecimento. Também é possível utilizar redes sociais durante o evento, garantindo uma viralização para gerar mais repercussão enquanto o evento acontece. Além de viralizar a cobertura do evento, é possível usar mídias digitais depois que ele terminar, tanto para monitorar a reação das pessoas como para fazer com que a experiência não seja esquecida.
A seguir, confira os 10 elementos para fazer seu evento viralizar de maneira mais satisfatória:
1. Focar a divulgação em uma comunidade específica
Determinados públicos costumam participar ativamente de grupos e comunidades on-line. Por conta disso, é importante saber onde os possíveis frequentadores do seu evento estão na web. Depois de identificar os grupos mais participativos, foque a divulgação nesses locais virtuais, postando novidades de modo a chamar a atenção dos integrantes. Outro elemento fundamental é reconhecer os influenciadores de cada grupo, investindo em atitudes que possam despertar o interesse dessas pessoas, que exercem influência sobre vários outros internautas;
2. Destaque o diferencial do seu evento
Para que a viralização ocorre de modo eficaz, é essencial destacar o diferencial do seu evento em suas campanhas de divulgação. Assim, os usuários serão conquistados mais facilmente. Caso um evento esteja ligado com o lançamento de uma nova tecnologia, por exemplo, não deixe de incluir essa informação em todos os materiais divulgados na internet. Desse modo, os internautas terão vontade de ir ao evento devido a esse diferencial;
3. Aproveite a presença de personalidades
Independente do tipo de evento, não perca a chance de atrair mais pessoas e aposte na divulgação de personalidades que estarão presentes no evento. Mesmo que a celebridade permaneça só alguns minutos no local, use a notoriedade dela para garantir um público maior. Incentive seus seguidores e amigos em redes sociais a passarem adiante a informação de que certa celebridade estará no evento, o que despertará a curiosidade até de quem não é fã da pessoa em questão;
4. Disponibilize conteúdos que possam ser compartilhados
A viralização de um evento depende também da conexão dos usuários com a sua empresa ou marca. Portanto, disponibilize materiais que possam ser compartilhados, o que vai aproximar os internautas, aumentando ainda mais sua rede de contatos. Isso pode acontecer por meio de e-books e outros conteúdos que contenham informações relevantes sobre o evento que você deseja divulgar;
5. Crie um conceito único e criativo
Quanto mais inovador for o conceito da campanha de divulgação, maior será a comoção geral na web ao redor do evento. Sendo assim, abuse da sua criatividade para elaborar campanhas únicas e com um forte apelo para o seu público-alvo. Se a campanha for “mais do mesmo”, dificilmente o nível de interesse será bom o suficiente para gerar um grande número de comentários e compartilhamentos;
6. Facilite a ação dos usuários
Não adianta criar uma campanha genial se ela não for simples de ser passada adiante. Por isso, crie estratégias que facilitem a ação dos usuários, de modo que eles tenham condições de divulgar seu evento da forma que você necessita. No caso da divulgação no Twitter, por exemplo, pense em uma hashtag de fácil assimilação e que seja ao mesmo tempo intrigante e associada com o evento em questão;
7. Estabeleça parcerias viáveis
Ao definir parcerias com algumas marcas e empresas, certifique-se de que elas ajudarão a viralizar seu evento, o que pode ser feito por meio da divulgação de conteúdos ligados a ele na página de cada parceiro. Assim, os seguidores e contatos dos parceiros também terão acesso a dados do evento sem que você precise tomar nenhuma atitude direta em relação a esses usuários;
8. Padronize a sua campanha viral
Lembre que sua campanha viral terá mais chances de funcionar se as ações seguirem um padrão, ou seja, se os materiais divulgados forem os mesmos em todos os sites ou pelo menos tiverem o mesmo princípio. De nada vale divulgar o mesmo evento se em cada plataforma os usuários tiverem acesso a informações totalmente diferentes, o que dará a impressão de que não se trata do mesmo evento;
9. Aumente a interação com os internautas
Qualquer ação on-line precisa de uma interação de qualidade para que os usuários tenham confiança na marca ou empresa. No caso de eventos, é importante manter-se sempre em dia com as conversas em diversos meios virtuais, sem nunca deixar de responder dúvidas ou interagir publicamente com os possíveis interessados no evento;
10. Mantenha a sua reputação impecável
Ninguém vai comparecer a um evento de uma empresa reconhecida por apoiar ações ilegais, por exemplo. Então, faça o possível para que suas ações assegurem uma credibilidade impecável, sem deixar que eventuais equívocos arruínem o seu evento.
Agora é só seguir nossas dicas e caprichar na viralização de seu evento!