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O ano está em seus primeiros meses, por isso, ainda dá tempo de fazer algumas alterações no seu planejamento anual, levando em conta as principais tendências no mercado de eventos para 2013. A grande vantagem de acompanhar as tendências do setor de eventos é a possibilidade de ter mais sucesso em seus eventos, graças à inclusão de características que devem melhorar ainda mais o desempenho deles.
Confira abaixo algumas tendências no mercado de eventos para 2013 e tente aplicar tais tendências em seu plano de ação para os eventos programados para esse ano.
Crowdfunding
O crowdfunding é uma forma bastante eficaz de simplificar a realização de projetos, incluindo eventos de vários tipos. Esse modelo de negócios é ideal para quem não possui o capital necessário para colocar um projeto em prática, pois o crowdfunding depende da contribuição das pessoas para que determinado evento aconteça.
Crescendo cada vez mais, tal plataforma de viabilização de eventos permite menos gastos, afinal, é possível divulgar a ação e solicitar o auxílio do público por meio de sites, blogs e mídias sociais, que não requerem gastos exorbitantes e garantem uma divulgação bastante abrangente. Quer saber mais detalhes sobre essa tendência? Então não deixe de conferir nosso post sobre como financiar um evento com crowdfuding.
Uso de cidades como locais
Quem está antenado nas tendências para o mercado de eventos sabe que uma delas é a utilização da própria cidade como palco para a realização de eventos. Levando em conta que muitas cidades possuem espaços cuja infraestrutura serve para a ambientação de vários tipos de eventos, recomenda-se negociar com a prefeitura da cidade em questão para tentar fazer que determinado espaço seja cedido para a realização de um evento.
Ao fazer a negociação com a prefeitura, é importante detalhar todo o evento, focando nas vantagens que ele trará para a comunidade e para a imagem da cidade. Também é fundamental estar disposto a aceitar condições da prefeitura para que o local seja cedido, como uma espécie de troca de favores.
Críticas de eventos
A reputação é crucial para que um evento consiga atrair a quantidade de pessoas esperada. Por conta disso, é imprescindível pensar em maneiras de ressaltar a credibilidade do contratante, de modo que mais pessoas se sintam atraídas pela perspectiva do evento e tenham confiança na empresa que realizará o evento. Logo, a divulgação de críticas a eventos anteriores pode ser muito vantajosa, especialmente se as resenhas tiverem um caráter positivo, salientando as qualidades dos eventos.
As críticas podem ser divulgadas na página oficial do evento, em perfis de redes sociais ou em blogs com posts relacionados ao evento. Além disso, é possível incluir frases elogiosas em materiais de divulgação, destacando os principais elementos de atração de determinado evento.
Colaboração
Pode parecer óbvio, mas a realização de um evento pode ser muito mais simples quando existe um trabalho colaborativo entre todos os envolvidos. Portanto, uma tendência que tem ganhado força no mercado de eventos é a colaboração na hora de colocar o planejamento em prática. Isso significa que os responsáveis por um evento específico podem investir em parcerias e trabalhos colaborativos no lugar do tradicional modelo de compra e aluguel de produtos e serviços necessários para o evento.
Cabines de fotos
Uma mania que está surgindo com força no mercado de eventos é a disponibilização de cabines de fotos para que os frequentadores registrem momentos durante o evento com bastante qualidade e de forma irreverente. Além disso, o sucesso de plataformas como o Instagram, por exemplo, tornou a procura ainda maior, visto que praticamente todos os participantes de um evento gostam de tirar fotos e postar em redes sociais instantaneamente.
Ao oferecer esse tipo de serviço, você pode aumentar as chances de satisfação do público, que passará por bons momentos durante o evento. Outro benefício das cabines de fotos é a possibilidade de divulgação da empresa, pois a publicação em mídias sociais garante uma grande visibilidade.
Atualizações na web
Já que citamos a importância das mídias sociais para a realização de eventos, não há como negar que uma tendência cada vez mais aplicada é opção de atualizar em tempo real o que acontece no evento por meio de perfis em redes de sociais. Seja no Twitter, no Facebook, no Google+, no Pinterest ou em qualquer outra mídia social, a atualização constante possibilita o acesso às informações exclusivas divulgadas on-line.
Empresas que decidem divulgar os acontecimentos de seus eventos na internet em tempo real devem escolher com cautela a plataforma mais adequada para cada público, afinal, nem todos os participantes de um evento utilizam todas as redes digitais. Sendo assim, é importante fazer um levantamento das mídias mais acessadas pelo público-alvo do evento em questão, bem como o tipo de informação que são mais interessantes para a divulgação durante e após o evento.
Quem deseja focar no registro de imagens pode optar por redes como o Instagram e o Pinterest, por exemplo. Já quem pretende gravar vários vídeos do evento deve postar as atualizações no YouTube e Vimeo, desde que os conteúdos tenham qualidade e estejam devidamente editados. Já a postagem de informações instantâneas pode ocorrer por meio de publicações no Twitter, no Facebook e em várias outras redes que permitem o compartilhamento de informações textuais.
Agora que você já conhece algumas das principais tendências no mercado de eventos para 2013, basta colocar tudo em prática. Não se esqueça de adaptar o seu planejamento para encaixar essas tendências de modo orgânico e eficaz, garantindo um êxito maior e uma grande receptibilidade do público!