O filósofo francês Voltaire já dizia “a leitura engrandece a alma”. Com as dicas desta semana, além de engrandecer a alma, você irá se aprimorar na produção de eventos, ficar mais atento aos pontos importantes em cada etapa e ainda conhecer casos de sucessos no mundo dos eventos. Abra a sua mente e se aventure por esta lista que preparamos especialmente para você que não tem tempo de fazer cursos, mas que deseja se profissionalizar mais. As dicas vão de planejamento estratégico a turismo e marketing.

Você encontra os livros abaixo com bons preços na internet ou em livrarias. Algumas opções também estão disponíveis em pdf na web. Boa leitura!

Planejamento estratégico de eventos

Planejamento Estratégico de Eventos

Autor: Hélio Afonso Braga de Paiva
Editora: Atlas
Média de preço: R$ 45,00

Para guiar as empresas organizadoras de eventos, esta obra pode ser encarada como um verdadeiro manual para realização de processo de planejamento estratégico da ação. Agregando teoria à prática, é um livro completo para quem deseja realizar uma gestão de eventos, se relacionando com outras empresas especializadas da rede de eventos e turismo.

Gestão estratégica de eventos

Gestão Estratégica de Eventos: Teoria – Prática – Casos – Atividades

Autor: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Cengage Learning
Média de preço: R$ 40,00

Com um foco mais empresarial, a obra relaciona o planejamento de eventos com estratégias de marketing e comunicação, sendo que estas não podem mais ser pensadas de forma separada uma da outra. De maneira inovadora, Maria Cecília aborda as ferramentas de gestão de eventos atreladas às estratégias das empresas, criando assim um modelo de gestão estratégico aplicado com sucesso em diferentes organizações. Destinado aos estudantes e profissionais que querem fazer sucesso na área de eventos, o livro apresenta atividades, conteúdos teóricos e casos reais para aplicação dos ensinamentos.

Organização de eventos

Organização De Eventos: Teoria e Prática

Autor: Maria Cecilia Giacaglia
Editora:  Thomson
Média de preço: R$50,00

Mais uma obra completa de Maria Cecília. O livro aborda tópicos como terceirização, planejamento, objetivos e mensuração de resultados. Com análises e avaliações qualitativas e quantitativas, você ainda encontra um passo a passo para organizar sua ação e aprende sobre diferentes aspectos de eventos empresariais.

Manual de organização de eventos

Manual de Organização de Eventos: Planejamento e operacionalização

Autor: Luiz Carlos Zanella
Editora: Atlas
Média de preço: R$ 85,00

Para quem deseja investir na dobradinha evento/turismo, este livro é uma excelente opção de leitura (principalmente com a chegada de grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos). Apresentado procedimentos e soluções práticas para a organização de um evento, o autor expõe suas experiências profissionais, bem como pesquisas e opiniões valiosas de outros especialistas. O objetivo é fazer com que o leitor consiga prestar um serviço de excelência para superar as expectativas do público, muitas vezes exigente e seletivo.

Eventos estratégia de planejamento e execuão

Eventos – Estratégias de Planejamento e Execução

Autor: Waldyr Gutierrez Fortes e Mariângela Benine Ramos Silva
Egitora: Summus Editorial
Média de preço: R$40,00

Um amplo roteiro que aborda a técnica de planejar e organizar eventos. Com esta leitura, você aprende a delimitar claramente os objetivos da sua ação para um melhor resultado, sem desperdícios de recursos e energias. O livro também traz check-lists e roteiros pertinentes, casos de experiência dos autores e detalhamento de etapas e decisões a tomar.

Marketing de eventos

Marketing de eventos: Como Promover com Sucesso Eventos, Festivais, Convenções e Exposições

Autor: Leonard H. Hoyle Jr
Editora: Atlas
Média de preço: R$ 50,00

Você irá conhecer as histórias e casos de Leonard à frente de organizações e administração de grandes eventos durante 30 anos. O livro reúne métodos práticos para o marketing de eventos, apontando novas tecnologias e tendências no mercado. O objetivo é assegurar o sucesso e a rentabilidade da produção. Destinado aos profissionais de marketing, gerentes, produtores de eventos, e outros, a obra explora variados componentes para uma divulgação eficaz: mídia impressa e eletrônica, relações públicas, promoção, propaganda, vendas, merchandising, patrocínio, etc.

Patrocínio a eventos

Patrocínio a Eventos – A Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing

Autor: Rosana Zan
Editora: Difusão Editora
Média de preço: R$ 44,00

Uma grande pedra no caminho de muitos produtos, o patrocínio de eventos é colocado sob um novo olhar na obra, que aborda tanto o patrocínio quanto os eventos como importantes ferramentas de comunicação. A leitura proporciona o conhecimento sobre a comunicação integrada de marketing, que resultará em um efeito sinérgico entre eficácia e patrocínios. Tudo isso e muito mais é apresentado por meio de casos importantes como o Skol Beats, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e as apresentações do Cirque de Soleil promovidas pelo Bradesco.

Envie sua opinião

Esperamos que aproveitem estas dicas de leitura e, ao final, enviem seus comentários sobre os livros e aprendizados adquiridos. Em breve, publicaremos mais novidades do mundo de eventos para trazer ainda mais know-how para a sua produção. Fique ligado!