A relevância social do Facebook nos dias de hoje é bem evidente e notória. A grande maioria do seu público possui um perfil na rede social, e a grande maioria da rede de amigos do público também possuem uma conta na rede. Já dá pra ter uma ideia do alcance que o seu evento pode atingir. Daí a pergunta: Por que não usar toda esta influência e relevância para garantir o sucesso do seu evento? Neste tutorial vamos ensinar como criar e divulgar o seu evento pelo Facebook. Então vamos ao passo a passo:

1. Acessando a Página de Eventos do Facebook

Para criar o seu evento no Facebook. antes de tudo você precisa acessar sua conta na rede. Depois de “logado” você deve acessar a página de Eventos do Facebook através do ícone localizado à esquerda da sua página inicial do Facebook, o ícone em questão é um pequeno calendário que fica abaixo da seção “Favoritos”.

Acessando a Página de Eventos do Facebook

Página de Eventos

2. Por dentro da Página de Eventos do Facebook

Na página de eventos do Facebook, você além de poder criar o seu próprio evento, você tem nela, todos os eventos aos quais você foi convidado, e os eventos que você mesmo criou. Para mais informações sobre cada evento, dê um simples clique nele e você terá todas as informações contidas no respectivo evento.

Acessando a Página de Eventos do Facebook

Acessando a Página de Eventos do Facebook

3. Criando um evento

Como mostra a imagem acima, no canto superior direito existe um botão denominado: “+ Criar Evento”. Com um clique abrirá uma janela para a edição das informações do seu evento. As informações são básicas como: Nome do evento, detalhes, data, local, horário e política de privacidade. Veja a imagem abaixo.

Criando um evento

Criando um evento

Preencha as informações corretamente, fique atento ao horário e data do evento, para que não haja um conflito entre a divulgação do evento offline e online. Preencha o campo detalhes com o máximo de informações que você possuir, quanto mais informações melhor. Ao adicionar o local, fique atento se a opção escolhida é realmente a desejada, pois o Facebook, lhe dá sugestões de locais à medida que você vai digitando o nome do local. E por último configure as opções de privacidade desejadas. Para um evento restrito, somente para convidados, marque esta opção, se for um evento público, e você queira que todos possam ver, selecione esta opção.

Evento criado! Agora vamos personalizar e divulgar o evento.

4. Personalizando seu evento

Para deixar seu evento ainda mais personalizado você pode, e deve, colocar uma foto bem atrativa e bonita como imagem para seu evento. Para trocar é simples, basta clicar na foto no canto superior esquerdo e fazer o upload da nova imagem.

Personalizando seu evento

Personalizando seu evento

5. Convidando seus amigos

O Facebook tem ferramentas muito interessantes de divulgação para seu evento, e uma delas é a opção de convidar seus amigos para o evento. Como fazer? É muito simples.
No canto superior direito encontra-se o botão “convidar amigos”, ao clicar uma nova janela se abrirá para que você possa selecionar os seus amigos que serão enviados os convites do evento. Uma grande sacada, de grande utilidade, é que seus amigos poderão confirmar sua presença ou sua ausência, lhe dando uma estimativa de quantos comparecerão ao evento.

Convidando amigos

Convidando amigos para o seu evento

Agilizando o trabalho com Facebook Inviter

O Facebook não possui uma opção para marcar todos os seus amigos ao convidá-los para o seu evento, o que pode ser bem demorado e trabalhoso, caso você decida convidar muitas pessoas. Mas existe uma solução. O Facebook Inviter cria um botão, chamado “Toggle All”, que permite que você faça a seleção de todos os seus amigos e envie para todos os seus convites. O Facebook Inviter é uma extensão para o navegador Chrome e pode ser instalada gratuitamente. Agora a dica mais valiosa de todas é: Use com moderação! A ferramenta deve ser utilizada para agilizar o trabalho do produtor de eventos e não como uma ferramenta de spam. Ninguém gosta de receber eventos irrelevantes e isso pode fazer com que sua credibilidade seja questionada.

6. Comunicando-se com seus convidados

Todas as publicações feitas no mural do evento criado, serão notificadas a todos os convidados, exceto os que deliberadamente retirarem as notificações de tal evento. Outra forma de se comunicar com seus convidados é através de mensagens que são enviadas a todos os convidados. Para enviar as mensagens para todos, clique na pequena engrenagem no canto superior direito e vá até a opção “Mensagens para convidados”. As mensagens enviadas por meio desta opção serão enviadas para todos os convidados do evento.

Convidando-se com seus convidados

Convidando-se com seus convidados

7. Promovendo seu evento

O Facebook possui um sistema para divulgar o seu evento e atingir muito mais pessoas do que apenas seus amigos e os amigos dos seus amigos. Através dos anúncios pagos você pode segmentar o seu anúncio e atingir milhares de pessoas com um investimento realtivamente baixo. Para saber mais sobre o sistema de publicidade acesse a página do Facebook for Business com todas informações sobre o serviço.

Promovendo seu evento

Promovendo seu evento

 

Pronto, seu evento está publicado e agora você tem mais um canal para se comunicar com seu público. Utilizando a criatividade você pode se diferenciar e atrair a atenção dos seus convidados aumentando as chances do seu evento ser um sucesso. A central de ajuda do Facebook tem um guia completo sobre a ferramenta de eventos de eventos que pode te ajudar em caso de dúvidas. Fique atento ao nosso canal de mídias sociais para eventos pois em breve teremos novidades sobre o assunto.